Novas plantas solares criam gerador de energia verde flutuante


Uma extensão de painéis solares azuis se estende por parte do reservatório Yamakura Dam no do Japão Chiba Prefecture.


Energia solar
Energia solar



Em dois anos, se a construção correr como planejado, 50,904 painéis irá flutuar no topo do reservatório, gerando energia suficiente para abastecer cerca de 5.000 casas, de acordo com a Kyocera , a empresa de construção da central solar .

O projeto, uma vez concluído, será a maior instalação de seu tipo no mundo. Mas flutuantes painéis solares estão se tornando mais popular, com instalações que já operam na Austrália e nos Estados Unidos, e mais planejada ou em construção.

O interesse crescente é impulsionado em parte pela enorme crescimento no mercado de energia solar nos últimos anos, como o custo da tecnologia caiu rapidamente.

Flutuante painéis solares - que são muitas vezes referidos como "floatovoltaics", um termo de marca registrada por uma empresa - também têm vantagens sobre as usinas solares em terra, seus defensores dizem. Alugar ou comprar terras é mais caro, e há menos regulamentos para estruturas construídas em reservatórios, lagoas de tratamento de água e outras massas de água não utilizados para recreação.

Diferentemente da maioria dos sistemas solares baseados em terra, matrizes flutuantes também pode ser escondido da opinião pública, um fator na organização sem fins lucrativos Sonoma Clean Power decisão da Companhia para o exercício da tecnologia.

"Sonoma County possui algumas das mais belas colinas, e as pessoas não querem vê-los cobertos por painéis solares", disse Rebecca Simonson, analista de energia sênior para o desenvolvedor de energia renovável, que assinou acordos de compra para flutuar painéis solares a ser construído em seis lagoas de água tratada no município. Os painéis solares, disse ela, não seria visível da estrada.

As matrizes flutuantes têm outros ativos. Eles ajudam a manter a água de evaporação, tornando a tecnologia atraente em áreas atormentado pela seca, e restringir a proliferação de algas . E eles são mais eficientes do que os painéis baseados em terra, porque a água esfria os painéis.

"A eficiência é o que nos motivou a olhar para isso", disse Rajesh Nellore, diretor executivo da Infratech Industries , que foi concluída a primeira seção de uma planta de energia solar flutuando em Jamestown, na Austrália, que acabará por cobrir cinco bacias de tratamento de água. A instalação, que entrou em operação no ano passado, gera até 57 por cento mais energia do que uma planta de energia solar no último piso.
Na planta de Jamestown , os painéis são especialmente revestido para prevenir a corrosão, e ajustou-se em um sistema de seguimento que se movimenta-los para maximizar a luz solar durante o decorrer de um dia. O sistema final vai gerar quatro megawatts de eletricidade, ou o suficiente para abastecer 3.000 a 3.500 casas. A empresa está trabalhando em um projeto semelhante em Holtville, uma pequena cidade no sul da Califórnia, que tem sofrido com anos de seca .

Mr. Nelore observa que cada projecto solar flutuante vem com seus próprios desafios de engenharia. painéis flutuantes, por exemplo, pode enfrentar ventos mais duras do que as matrizes terrestres. Mas ele disse que o maior obstáculo que enfrentou foi agências de água governo convincentes de que a tecnologia flutuante serviam a seus interesses.

"Está limitada por aquilo que incentivos existem e que o governo quer", disse Nelore.

Ele observou que, em Los Angeles, o Departamento de Água cobriu um reservatório com valor de US $ 34,5 milhões em bolas de plástico preto para retardar a evaporação; flutuante painéis solares poderia ter servido a mesma finalidade e energia também gerou.

Kyocera, por sua vez, virou-se para painéis flutuantes, porque a energia solar se tornou tão popular no Japão que as grandes extensões de terra para configurações do painel típicos são difíceis de obter, disse uma porta-voz, Natsuki Doi. Ela acrescentou que o tempo de construção e mão de obra para uma matriz flutuante era muito menos do que para uma instalação baseada em terra.

A vinícola Far Niente em Oakville, Calif., Foi um dos primeiros a adotar flutuantes painéis solares, colocando 994 deles em pontões sobre uma lagoa de irrigação na adega em 2008. Greg Allen, um produtor em Far Niente que é um engenheiro mecânico de formação , disse que a empresa estava interessada em energia solar e queria encontrar uma maneira de eliminar 100 por cento de seus custos de energia.

descontos de utilidade e créditos fiscais ajudaram a cobrir parte do custo de US $ 4,2 milhões para a matriz flutuante, que levou dois anos e meio para projetar e construir, e mais 1.302 painéis solares instalados em terra. É esperado que o sistema para pagar por si mesmo em 2020 ou mais cedo, disse Allen.

O 3-foot por painéis solares 5 pés na lagoa são montados em 130 pontões de plástico cheias de espuma feitos de canos de esgoto.

"Nós Nervoso sobre um monte de coisas quando se precisa para o projeto", disse Allen. Mas colocar os painéis em água economizada espaço vinha, e o sistema flutuante, combinado com um painel solar em terra, gera até 477 quilowatts de eletricidade no pico da produção.

Pelo menos um outro adega seguiu o exemplo, e o Sr. Allen disse Far Niente recebeu visitantes da Índia, China, Cingapura e Nova Gales do Sul que estão interessados ​​na tecnologia.

Habitantes da lagoa parece imperturbável, acrescentou.

"Os peixes estão felizes, as rãs estão felizes, os patos voltou", disse ele. "É uma lagoa muito saudável."