China constroi o maior radiotelescópio do mundo

O telescópio Aperture Spherical Radio Telescope (FAST) tem 500 metros de diâmetro, o equivalente a cerca de 30 campos de futebol.


FAST

O telescópio Aperture Spherical Radio Telescope (FAST) tem 500 metros de diâmetro, o equivalente a cerca de 30 campos de futebol.




Está a ser construído na China o maior radiotelescópio do mundo, com 500 metros de diâmetro, o equivalente a 30 campos de futebol. O radiotelescópio tem o aspeto de um prato de uma antena parabólica de grandes dimensões e permite captar as ondas emitidas por fontes de rádio. A enorme antena fica na província de Guizhou, no sudoeste do país. É o maior radiotelescópio jamais construído.

As ondas de rádio são uma forma de radiação eletromagnética, com comprimentos de onda que variam entre 1 milímetro e os 100 quilómetros de comprimento. Quando maior for o prato de um radiotelescópio, maior a quantidade e amplitude dos sinais que consegue captar.


Os chineses esperam que o seu radiotelescópio, com um prato de 500 metros de diâmetro, consiga captar as ondas de rádio que chegam dos confins do Universo. Um dos objetivos é tentar perceber como o universo evolui. A hipótese de encontrar sinais de vida extraterrestre também não está completamente posta de lado pelos investigadores chineses.